A China Petroleum & Chemical Corporation's (HKG: 0386, "Sinopec") destacou as principais conquistas no que diz respeito a captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS) e divulgou o primeiro relatório de desempenho de 10 anos em apoio à Iniciativa "Belt and Road" ("BRI") nos eventos paralelos "Avanço da captura, utilização e armazenamento de carbono na China" e "Conferência Mundial das Práticas Recomendadas para Neutralidade de Carbono" no Pavilhão da China, realizados durante a COP28, de 30 de novembro a 12 de dezembro, em Dubai, apresentando as ações ecológicas e de baixa emissão de carbono da Sinopec.
A CCUS é o processo de redução de carbono que consiste em capturar e utilizar o CO2 de emissões industriais de forma efetiva, uma tecnologia com potencial de reduzir significativamente as emissões em grande escala e ser um componente essencial no caminho para alcançar a neutralidade do carbono.
Em 2022, a Sinopec começou oficialmente a colocar o projeto de mega toneladas de CCUS da Qilu-Shengli em operação, um marco para o setor de CCUS da China, que está chegando na fase de operação comercial madura. Trata-se do primeiro projeto de demonstração de CCUS de mega toneladas da China e estima-se que haverá uma redução nas emissões de carbono de 1 milhão de toneladas por ano, o equivalente ao plantio de quase 9 milhões de árvores. O projeto tem grande importância para determinar o "ciclo de carbono artificial" e proporciona uma ampla experiência prática na área da engenharia e dados técnicos para projetos de CCUS de grande escala na China.
Em novembro de 2022, a Sinopec assinou um MoU não vinculativo com a Shell, China Baowu e BASF para lançar o estudo conjunto sobre o primeiro projeto de CCUS de código aberto de 10 milhões de toneladas, com o objetivo de oferecer soluções de descarbonização para produtores industriais no leste da China e desenvolver cadeias de suprimento com produtos de baixa emissão de carbono.
O relatório de desempenho de 10 anos sobre o engajamento da Sinopec no desenvolvimento da BRI ressalta o forte compromisso da Sinopec com o desenvolvimento sustentável e as contribuições, que abrangem os âmbitos de cooperação energética, proteção ambiental, intercâmbio cultural e bem-estar social. O relatório também destaca o trajeto da Sinopec na promoção da coexistência harmoniosa entre humanos e a natureza, avançando ativamente na produção ecologicamente correta e limpa, desenvolvendo uma economia circular, conservando a biodiversidade e adotando medidas climáticas proativas.
A COP28, com duração de duas semanas e foco em agendas que incluem a aceleração da transição energética e o financiamento climático, atraiu mais de 70.000 participantes e foi a maior conferência climática até os dias de hoje.